sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Portugal bom para Amar vs. a Monsanto comprada pela Bayer




O HERÓI - Portugal é o 5º melhor país para Amar


O inquérito internacional Expat Insider, na sua 3ª edição, pretendeu compreender quais os factores que determinam a decisão das pessoas em emigrar.

A conclusão deste ani foi que Portugal é um dos países mais acolhedores do mundo para os estrangeiros e onde os emigrantes vivem relações amorosas mais felizes ().

A maioria tem como parceiros pessoas de outras nacionalidades e 63% garante que vive uma relação estável.


boasnoticias.pt








O VILÃO - A compra da "polémica" Monsanto pela Bayer


"Agora a pior companhia da Europa (Bayer) absorveu a pior companhia da América (Monsanto). O lema da nova corporação devia ser "MATAR ABELHAS E BORBOLETAS OR DIVERSÃO E LUCRO."



"Já é referido como o maior negócio mundial do ano: a compra da Americana Monsanto pela Bayer por 59 mil milhões de euros (!)"




(Para quem não está a par, também só soube há bem pouco tempo o que era a Monsanto...)

MONSANTO

"Apelidado como o maior produtor mundial de organismos geneticamente modificados (OGM) ou trangénicos e fabricante do Roundup, baseado no controverso herbicida glifosato, tem estado envolvido nos últimos anos numa crescente polémica e em numerosas acções judiciais, devido ao impacto negativo dos seus produtos na saúde e no ambiente."


Panóplia de Sementes:
- 2.000 variedades de sementes geneticamente modificadas de milho, soja ou trigo da Monsanto ás sementes de leguminosas, arroz, vegetais e algodão da Bayer criará a maior empresa agroquímica mundial, que irá controlar 25% do mercado global combinado de sementes e pesticidas.


No activo:
- Por exemplo, em produtos vendidos nas 10 maiores cadeias de hipermercados portugueses - das 229 referências de óleos registados, 48 continham ingredientes trangénicos o que correspondia a 21% dos óleos.


Monopólio:
- Os OGM estão difundidos na agricultura dos EUA e do continente americano em geral (Brasil, Argentina);




"A compra da Monsanto pela Bayer foi apresentada como uma solução para alimentar a população mundial.
Mas as críticas são demolidoras: o objectivo é enriquecer à custa da saúde das populações e do ambiente."



Poder Local:
Por outro lado, pela dimensão da empresa e não só, também como o seu poder de "influência" nos centros de poder, tem implicações graves para os pequenos agricultores que ficam "sem condições para competir neste mercado cada vez mais monopolizado.

E depois claro é um bola de neve: quanto menos empresas estiverem em actividade mais é a sua capacidade de combinarem preços e maniularem os mercados locais.



Contraditório:
Um estudo feito pelo Ministério do Ambiente Alemão concluiu que 75% dos alemães eram contra a engenharia genética da plantas e animais.

E não é boa ideia comprar a Monsanto devido á sua má reputação o que tornará a Bayer mais vulnerável.

A Monsanto no ranking de 100 empresas mais influentes nos EUA encontra-se no fundo da cauda: 95ª posição (!)
(Ao lado de Halliburton, BP - envolvida no escândalo/tragédia em 2010 na plataforma de petróleo "Deepwater Horizon" atualmente com um filme nas salas de cinema que retrata o sucedido - Comcast, a Volkswagen e a Goldman Sachs.




"A Bayer e a Monsanto têm centenas de lobistas a quem pagam milhões de euros para influenciarem os centros de poder."



Esperança: 
Na Europa a legislação é restritiva quanto ao uso de sementes geneticamente modificadas, devido a problemas relacionados com a saúde pública e o ambiente.



"Estão totalmente empenhados a resolverem um dos maiores desafios da sociedade: como alimentar uma população mundial em rápido crescimento de uma maneira ambientalmente sustentavel."



Nota: o Planeta Terra tem actualmente 7,2 Biliões de pessoas.



in revista "E" do jornal Expresso, Setembro 216

Sem comentários:

Enviar um comentário