domingo, 4 de setembro de 2016

Cultura como incentivo vs. Sexo sem protecção




HERÓI - A CULTURA NA ITÁLIA


Foi uma medida que já tinha sido anunciada por Matteo Renzi, Primeiro Ministro italiano, em 2015 e que agora entra em vigor: os jovens italianos ou estrangeiros nascidos em 1998 com registo de residência em Itália desde essa altura, vão receber um crédito no valor de 500 euros, com validade até final de 2017, para gastarem em

"(...) museus, sítios arqueológicos, cinema, concertos, exposições, feiras e livros. Será possível também fazer compras pela Internet.
Excepto discos e subscrição de serviços de streaming."

Os beneficiados vão ser cerca de 600.000 jovens e para além de ser uma medida educacional no sentido de sensibilizar os jovens para a cultura, é ao mesmo tempo uma forma de premiar os jovens, por parte do governo, que atingem a maioridade (18 anos) uma vez que o valor fica disponível assim que os jovens prefazem esta idade.






VILÃO - O SEXO SEM PROTECÇÃO


O artigo de capa da revista Visão da semana que passou, é uma excelente notícia - foi descoberto uma medicamento que utilizado de forma preventiva (profilaxia) - evita a transmissão do vírus da SIDA mas, no reverso da moeda vai certamente também implicar uma menor responsabilização na utilização de métodos contraceptivos - do preservativo (que protege contra as DST's) - e por sua vez uma possível maior transmissão de outras doenças como a gonorreia e a sífilis.

Esta podia ser uma excelente notícia mas vai depender da consciencialização de cada um e da forma como vão olhar para este novo medicamento e utilizá-lo.



Ficam algumas considerações sobre o artigo da revista:


"A Europa aproveou no mês passado um medicamento que previne a transmissão do HIV.
30 anos depois de surgir, a doença mortal passou a crónica, que se pode evitar com um simples comprimido.


Por outro lado ganham terreno as infecções sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a sifilis.


Surge a PREP - Profilaxia Pré Exposição, medicação indicada para pessoas com elevado risco de contrair HIV. Em Portugal ainda não há acesso e o medicamento custa cerca de 400 euros mas é provável que baixe.


Para além de sitios como a discoteca Urban, onde acontecem muito as "paixões descontroladas" há também as bareback parties" em qu o lema é não usar o preservativo. 
As pessoas envolvidas são um tipo de público que vive no momento, á beira do abismo."



in revista "Visão", Agosto 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário