terça-feira, 11 de outubro de 2016

Portugal e o turismo batem recordes vs. Alemanhã com um "Banco Mau"



O HERÓI - Portugal arrecada "37 Óscares" no Turismo


Continuo a perguntar-me com frequência porque é que muitas vezes o português, apelidado de "povo de brandos costumes e humilde" continua a preservar um capricho que é o de viajar lá para fora como se de um fim de vida se tratasse.

Perdoem-me os demais mas muitas vezes não entendo. Considero ser um desejo infundado quando, parte das pessoas que conheço e viajam lá para fora, ainda não conhecem parte importante do nosso país.

Para além de ao viajarmos dentro no nosso país nos trazer vantagens inúmeras vantagens: económicas claro, ao o não fazermos estamos a desperdição uma beleza natural incalculável e que é nossa.

É claro que eu também manifesto vontade de conhecer determonados locais europeus e mesmo sul americanos, por exemplo, mas como prioridade defino o meu país, pelas várias razões que já apresentei.

E esta notícia é mais uma prova de que o nosso país tem muito para ofercer (e a ganhar) com o turismo).

Se me permitem a expressão:
"Vá para fora, cá dentro."


"PRÉMIOS. Portugal ganha 37 Óscares no Turismo"
"O melhor destino de praia, de ilha ou melhor destino de cruzeiros da Europa estão em terras lusas.
Portugal foi a estrela na entrega dos prémios World Travel Awards.

(Alguns dos prémios)
- Melhor Boutique Hotel
- Melhor Resort Romântico
- Melhor Entidade de Turismo
- Melhor Destino Insular
- Melhor Hotel para Negócios
- Melhor Hotel Design
- Melhor Porto e Destino de Cruzeiros
- Melhor Resort de Praia
- Melhor Destino de Praia
Entre outros...


É caso para dozer, se me permitem a expressão:
"Vá para fora, cá dentro."






O VILÃO - Deutsche Bank, "Schlecht bank" ("Banco mau")


 Estivemos bastante tempo (até demais..) a ser alvo do apoio do FMI: durante esse tempo fomos alvos de juízos de valor em tudo, e tudo era mau, se tenho ideia acho que a única coisa boa que tinhamos era o futebol para nos dar alegrias - assim era visto o nosso país.

 Os bancos claro, estavam no centro das atenções pelos piores razões e era (quase) caso para dizer que "era um banco que ia ao ar por ano", de acordo com os casos polémicos que surgiram de gestões danosas, más práticas que envolviam os "nossos" bancos e ainda hoje não estão resolvidos esses problemas - nem era preciso nomeá-los: BES, BPN, CGD (este ano, o mais recente...) não havia banco que escapava - até o Montepio dava sinais de quebra assim como o BPI, bancos estáveis, tiveram de fazer mudanças - entretanto há bem pouco tempo o BPI - o banco exemplar no meio de todos - teve de ser comprado por espanhóis.

 Mas tudo isto para dizer, se havia povo de exemplo,eram os alemães sempre, o que era de estranhar um pouco - não há hegemonia, não há povo perfeito, já o tinham tentado mostrar durante 1943 e agora continuam a pensar que continuam lá em cima - até a verdade vir ao de cima.

 Alemanha, parece que agora é a tua vez, Volkswagen, Deutsch Bank...Deutsch Bank!!!!
Mas nós não eramos os piores em bancos? Hà quem esteja pior...

 Apresentamos o banco que passou de emblemático a problemático:


O Banco mais periogoso do Mundo
"Para o FMI, o Deutsche Bank é o pior banco do mundo, ou seja, aquele que, devido à sua dimensão e complexidade do balanço, pode perturbar seriamente o sistema financeiro global em caso de colapso.
É o chamado risco sistémico.



"Terá sido a primeira vez que Angela Merkel chorou em público - Barack Obama tinha-lhe pedido para ela se envolver no seu banco central, por mais que lhe custasse."


A Origem do Banco (e o "suicídio")
"Criado em 1870 para financiar o expansionismo da indústria alemã, o DB atinge uma cotação máxima histórica. onde Ackerman - o primeiro estrangeiro a dirigir a instituição é visto como um herói - o mesmo que nesta altura é acusado de pressionar os seus funcionários e inclusivé onde alguns cometem mesmo suicídio.


Parece uma anedota, mas não é:
"Quando perguntavam a Wolfang Schauble, confrontado com as dificuldades do DB, o Ministro das Finanças alemão respondia, "que estava mais preocupado com Portugal...""




revista "Visão", Outubro 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário