quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O Refugiado vs. O Emigrante (em Portugal)




O HERÓI - PORTUGAL RECEPTIVO AOS REFUGIADOS


É algo que não deixa de ser controverso mas foi recentemente validado no estudo "Europa, Migrações e Identidades" que foi há pouco tempo apresentado em Lisboa.

Foi possível concluir que Portugal é dos países que manifesta mais receptividade em relação aos refugiados. O estudo tentou apurar as razões (uma vez que o nosso país contínua a ser adverso a imigrantes):



“Os refugiados estão protegidos pela onda de simpatia, de empatia, pelas imagens que todos vemos na televisão. Os refugiados não são percepcionados como uma ameaça, ao contrário dos restantes imigrantes. Há de facto um sentimento de piedade que os protege destas atitudes de oposição”





O VILÃO - PORTUGAL ADVERSO AOS IMIGRANTES


Como referimos,já em relação aos imigrantes o caso muda de figura: continuamos com uma postura desconfiada e pouco afável em relação às pessoas que procuram uma vida melhor no nosso país.

Embora o estudo não faça referência directa às razões dessa repulsa, continuamos a acreditar que os que "vêm de fora" vêm para nos tirar o lugar pelo menos no que toca à empregabilidade quando na verdade o que deveríamos de estar a pensar é que eles vem para o nosso país fazer os trabalhos que nós não queremos.

E por mim falo: de experiência própria no sentido inverso, ou seja, como emigrante fui precisamente fazer o tipo de trabalho que os suíços neste caso não queriam fazer.



dn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário