quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O Emprego reina vs. O Emprego deixou de reinar




O HERÓI - O DESEMPREGO COMO UMA MIRAGEM


Existem alguns países que são uma verdadeira referência no que diz respeito a uma taxa de desemprego relativamente baixa.


A Ásia (China, Vietname e Tailândia)  dá o exemplo, pelas mais diversas razões - tem uma taxa próxima dos 5% de pessoas em situação de desemprego. Algo que não espelha exactamente uma "realidade ideal" no mercado de trabalho mas que manifesta embora não de forma directa "muitos trabalhos ou obras temporárias".

Mas não deixa de ser digno de registo.


Na Europa a Áustria e a Alemanha são destaque com percentagens de desempregado a rondar também muito próximo desse valor: 5,2%.

E por último surge o primeiro: o Japão então não dá hipótese 4,1% de taxa de desemprego.


boasnoticias.pt






O VILÃO - O DESEMPREGO SUBSTITUÍDO POR "IA"


Por outro lado, também existe o oposto - neste caso, máquinas, vulgo, "inteligência artificial cognitiva" - que substituem os trabalhadores de uma companhia de seguros no Japão (no mesmo país que vimos à pouco que tem uma das menores taxas de desempregabilidade -> 4,1%).


A Fukoku Mutual Life Insurance através do programa "Watson Explorer" da conceituada IBM vai substituir (para já) cerca de 34 trabalhadores da empresa. O investimento de cerca de 1,5 milhões que vai ser feito vai ser recuperado de acordo com os entendidos no espaço de 2 anos e até lá, em Março deste ano, estas 34 pessoas vão ficar sem o actual trabalho na seguradora.


Se há algo que me assusta na evolução da tecnologia e das máquinas é isto mesmo!



dn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário