terça-feira, 5 de julho de 2016

Portugal em modo férias (e não só) vs. Inimigo do costume



O HERÓI - PORTUGAL (quando estamos de férias e quando não estamos)

Lamento informar-vos desde já mas este não vai ser mais um artigo sobre "Portugal e o Euro 2016" até porque sobre esse tema já foi dito tudo, até de mais.

O que eu venho precisamente aplaudir é muito simples: Portugal, no seu todo, o NOSSO país.

Numa altura em que se fala de sol, de praia e claro de férias, o nosso país soma a olhos vistos prémios, nomeações, recomendações, estrelas, por ser um dos melhores países e destinos europeus para as pessoas passarem férias (e não só).

Podia fazer uma lista de locais para passar férias que nunca mais tinha fim, cafés para passar uma tarde agradável, restaurantes com excelente gastronomia, praias então nem é preciso falar nelas...
Se cada nomeação atribuisse uma medalha, já tinhamos um pavilhão cheio!

E por último, termina com outra excelente nomeação:
"A revista Travel + Leisure realizou uma sondagem onde os leitores escolhiam qual a sua cidade preferida. Numa lista de 30 cidades, como "as mais amigáveis do mundo", surge Lisboa em 28º lugar, pela "disponibilidade para ajudar e pela elegância".

Quase que me atraveria a dizer que estas características se aplicam a nível nacional.






O VILÃO - O CANCRO

Se há inimigo com o qual vamos travar uma batalha desigual nos próximos anos é o cancro.

Lamentavelmente este fim de semana assisti ao funeral de um familiar meu, o Sr. Manuel, pai da minha cunhada Inês e do meu familiar e amigo Fábio. Senhor de uma simplicidade e simpatia inigualável, de um cuidade pela família e pelos seus exemplar, sempre viveu da forma mais simples que podia, sem complexidade e sem excessos, com uma vida maioritariamente passada no campo, rodeado pela natureza.

Se era pessoa que não merecia travar tal batalha, era o senhor Manuel, era a última pessoa a merecê-lo. Agora descansa em paz, depois de lutar durante o tempo suficiente contra esta doença.

Esta questão para exige o respeito suficiente para me precupar, por ser uma doença sem uma cura anunciada, mas ainda se torna uma questão maior quando existem documentadas situações em que adoença é...transmissível entre os animais!

Foram detectados casos nos moluscos: ameijôa, berbigão e mexilhão, e ainda  o "caso do agressivo tumor facial do diabo da tasmânia (transmitido por mordidas entre os animais) e de um antigo tumor venéreo em cães (que terá surgido há mais de 10 mil anos e que é transmitido sexualmente)".

Para já ainda não há registo destas situações na espécie humana.

É caso para dizer: temos luta...

Sem comentários:

Enviar um comentário