sábado, 4 de junho de 2016

Emprego (Fundão) vs. Educação na Escola (Suiça)


Herói (Fundão) - A cidade empreendedora

Para quem considera que o Fundão é só cerejas, futsal (por ter uma equipa na 1ª divisão nacional de futsal), enchidos e pouco mais engana-se: é a cidade da empregabilidade - considerada em 2014 como a cidade das que mais investe em empregabilidade e em 2015 ganhou prémio idêntico.

Esta semana surge em destaque na revista "Visão", com o tema de capa sobre os empregos que irão surgir "amanhã". O destaque vai para a indústria de relógios de luxo - fábrica de peças deste acessórios pnde um relógio não custa menos de 2.000 euros; Apoio ao cliente em Informática - PC Medic, Altran - Serviços na Área da Tecnologia e Informática e onde conta com o recém restaurado Centro de Negócios e Serviços (ver imagem em cima).

Já para não falar no fruto vermelho que mexe mais com a economia desta cidade e que todos conhecem que é a cereja, e que infelizmente este ano grande parte dela devida às condições climatéricas se estragou mas não deixa de haver - a cereja.

E ainda (como dizia o outro...) tem uma excelente equipa de Futsal na Liga SportZone, 1ª Divisão Nacional onde faz frente aos grandes como o Sporting, Benfica e Braga.

Esta cidade que já foi considerado vila há não muito tempo, é hoje uma cidade das Beiras com cerca de 30.000 habitantes.





Vilão (Suiça) - A "mania" da educação

Os psicológos consideram que a escola é um dos "pilares" na educação das crianças e está mais do que provado. Mas também não é preciso exagerar, por exemplo, na etiqueta.


Para quem não tem uma ideia, este país neste momento é um dos mais "globalizados" pela condição económica de que usufrui e pela qualidade de vida, onde é procurado por muito emigrantes e estrangeiros no caso do turismo. 

Numa escola onde era frequentado por alunos de várias nacionalidade "novos", onde estavam entre eles dois alunos muçulmanos, foi alvo de notícias pelas piores razões.

Para quem não sabe, na Suiça existe muito a "mania da educação" e em alguns cantões (forma de divisão do país, existem 26 ao todo), é normal irmos na rua e pessoas que não nos conhecem cumprimentarem-nos. 
Nesta escola, por exemplo, era os alunos obrigados a cumprimentarem os professores com um apeeto de mão, caso contrário...eram multados!! E estamos a falar de uma multa de cerca de 4000 francos (3800 euros!!!).

O que os "espertos" dos suiços não sabiam é que os muçulmanos tem na sua cultura e religião um código que ao cumprimentarem alguém têm de evitar o contacto físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário