domingo, 6 de novembro de 2016

Medicamentos: os DOIS efeitos possíveis



O PLACEBO e o seu efeito positivo

Houve uma altura em que não sabia o que era um Placebo. Para quem não sabe o placebo não é um medicamento propriamente dito (pode até ser um rebuçado, uma drageia, algo parecido com um medicamento sem esse efeito...) mas sim uma substãncia que pode no final de contas ter o mesmo efeito.

Ao início senti-me "defraudado" ao saber que estariamos a sr enganados e me estariam a dar "hermesetas", pequenos aglomerados de açúcares normais com a forma mais parecida possível com um comprimido que seja, para produzir um efeito "curador" na minha doença ou sintoma.
Mas depois parei para pensar...

O PLACEBO é uma coisa boa!




Porque no fundo, muitas das queixas das pessoas podem ser aliviadas sem recorrer á medicação - grande parte delas diria - por motivo de falta de tempo dos profissionais de saúde (a culpa muitas vezes não é deles, é da forma como o local de trabalho está organizado mas o utentes tem dificuldade em perceber isso...pensam que só têm direito mas isso é outra questão mais complexa) ou por outras razões - o profissionais de saúde recorrem ao medicamento como 1ª terapia.
Completamente errado!

No fundo, a explicação do efeito do placebo, pode estar apenas no seguinte: a boa relação com o médico e o acreditar das pessoas na cura/bem estar. Porque na grande maioria das vezes uma palavra, uma pequena conversa, pode ter o efeito de mil medicamentos, e por outro lado, o caminho que perorremos para estarmos bem e nos curarmos passa pelo nosso acreditar - é esse o efeito do placebo - E FUNCIONA!

E mais: não estamos a tomar medicamentos a sério!





VITAMINA D e o défice dela (mas não de Sol)


Algo não bate certo: se somos um País cheio de Sol como é que a população portuguesa pode estar com défice de Vitamina D??!! (resultados de um estudo recente)

É o que concluem os últimos estudos de saúde no que toca à população portuuesa vs. Vitamina D. O pior é que os médicos estao também a passar mais receitas de suplementos de Vitamina D.
Não faz sentido - num país como o nosso onde não há falta de Sol - só pode ser uma jogada de interesse a meu ver por parte das farmacêuticas.

Aliado ao estilo de vida português, desculpem, que não sabem aproveitar os dias de sol e preferem "enfiar-se" numa superfície comercial qualquer - ao interesse das farmacêuticas - estamos a tomar medidas desnecessárias quando a cura está mesmo á nossa frente, ou neste caso, basta sair de casa.

É a isto que se resume a nossa falta de vitamina D: interesse das farmacêuticas e maus hábitos dos portugueses. 

sábado, 29 de outubro de 2016

Portugal & Razões para celebrar vs. Os Refugiados, Racismo, Politiquices (Parte 2)




O HERÓI - Portugal com (imensas) razões para celebrar


É frequente irmos ao supermercado e as primeiras frases que ouvimos no dia em vez de ser um simpático e motivador "Bom Dia" são as pessoas, por mais bem que estejam, a queixarem-se por tudo e por nada...no final da conversa resumida parece que o nosso país não tem nada de bom.

Antes pelo contrário, e na revista desta semana da "Visão" é mesmo sobre isso que o tema de capa fala:

"As razões para celebrarmos" (e não tem só a ver com a recente nomeação de António Guterres para Secretário de Estado da ONU), ora vejamos a lista:


  • "Como o Mundo ouve a nossa voz": nomeação de  António Guterres para Secretário Geral da ONU assim como em 1995/96 já tinha passado por lá Freitas do Amaral como Presidente da Assembleia Geral da Instituição em causa;
  • "Ciência: fazemos muito com pouco": só gastamos 1,3% do PIB em investigação e desenvolvimento, para 2,1% média europeia no entanto o proveito é enorme - vários investigadores portugueses tiram partido de bolsas europeias para as suas investigações e o Instituto Gulbenkian é um exemplo para se fazer o Doutoramento (está nos 10 primeiros);
  • "O eleito de Bill Gates": Pedro Domingos, professor na Universidade de Washington, escreveu um livro obrigatório sobre a IA (Inteligência Artificial) "The Master Algorithm" e viu o seu trabalho ser reconhecido e recomendado por Bill Gates;
  • "Aristide de Sousa Mendes - o salvador dos judeus": o português que salvou mais de 30 mil refugiados judeus das mãos de Hitler e contra as ordens de Salazar na altura;
  • "Peixe": sardinha, entre outros;
  • "Dos primeiros a abolir a pena de morte"
  • "Drogas: os outros aprendem conosco": com a descriminalização o consumo não aumentou. Outra grande diferença positiva foi que em 2001 a alteração na lei foi acompanhada por uma programa que apoio - o que levou o documentista Michael Moore a visitar o nosso país e a realizar um programa sobre esta medida "Quem vamos invadir a seguir?"
  • "Muitas conservas e muita lata": são 20 as fábricas a nível nacional que se preocupam em enlatar o nosso peixe;
  • "Ondas Gigantes": McNamara e uma onda de 30 metros diz-vos alguma coisa?
  • "Somos Mar": passaram a exitir novos mapas na escola onde realçam a importância de que 97% de Portugal é Mar;
  • "Capital do Suf"
  • "Pioneiros da Democracia": Samuel Huntington defende que o 25 de Abril originou a 3ª vaga de democratização da história;
  • "Saúde Infantil": 3º país com mais baixa taxa de mortalidade;
  • "Acolhemos sem dor": integrámos 500.000 retornados;
  • "Fernando Pessoa";
  • "História": Gil Eanes, Bartolomeu Dias, Pero da Covilhã; 
  • "A Língua": 6ª mais falada no mundo;
  • "Açores": As ilhas encantadas;
  • "Visitas grátis": a imensos monumentos;
  • "Alqueva";
  • "Museus";
  • "Fado"
  • "Futebol": claro, Campeões da Europa recentemente, Melhores jogadores do Mundo em Futebol, Futsal e Futebol de Praia;
  • "Hospitaleiros e afáveis, serenos; tolerantes";
  • "Falamos bem inglês";
  • "Bom clima";
  • "Praias, Aldeias, Biodiversidade única, Céu Estrelado";
  • "Cereja, Pastel Nata, Café, Preço de comer fora...se falarmos de comida nunca mais saímos daqui";
  • "Nobel da Literatura": Saramago!
  • "Livrarias de Sonho": Lello no Porto e a Bertrand no Chiado;

E há muito mais razões...só quem é português é que sabe!






O VILÃO Os Refugiados, Racismo, Politiquices (Parte 2)


Não queria estar sempre a falar sobre o mesmo tema aqui no blogue, não é definitivamente esse objectivo mas há "temas de conversa" que não me deixam outra alternativa - e os queridos refugiados é um deles, pelas piores razões.



As ideias que a Europa demostra para com os refugiados e as suas acções para os acolher são um autêntico contraste.

Londres 
Viu-se obrigado, depois de bater o dito por não dito, a divulgar listas de trabalhores de empresas onde constem os refugiados, claro - até David Cameron, ex-Primeiro Ministro mandou a boca que dessa forma os trabalhores até deviam de andar tatuados com números (!).

Áustria
Vai reduzir a quota de refugiados, em números por favor, de 37,500 para "apenas" 20.000.
O objectivo é bloquear as partidas desde o Norte de África e criar na região diversos campos de refugiados.

A Líbia
Diz-se indisponível para ajustes nas medidas dos refugiados - recusa receber repatriados da Europa e também abrir novos locais de acolhimentos de estrangeiros.


Turquia
Pretende reforçar a sua fronteira com a Síria e erguer uma nova vedação de 900KM nos próximos 5 meses.



Eu costumo dizer e que para quem não me conhece, sou bastante optimista, mas com a queda do Muro de Berlin ergueram-se outros, físicos ou mesmo só em termos de valores.



in "Visão", Outubro 2016

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Vervoort, heroína para sempre vs. Procura-se Licenciado para explorar



A HEROÍNA - Marieke Vervoort, Atleta Paraolímpica


A história desta atleta paraolímpica belga, Marieke Vervoort, de 37 anos, é mais do que inacreditável: não se resume apenas ao ganho de medalhas olímpicas mas sim à prova viva de luta perante a adversidade - entende-se doença terminal - anuncia, antes de participar nos (mais uma participação) Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro de 2016, que irá terminar com a sua vida através da eutanásia devido ao sofrimento que a doença causa na sua vida, ganhando ou não uma medalha (mais uma) nos jogos.

Fica o relato, de uma pessoa enorme, retrato de uma luta desigual diária contra uma doença.
Os Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro serão os seus últimos.


"A atleta sofre há vários de uma doença degenerativa incurável - diagnosticada em 2008 - mas que já a atormenta desde longe.
Junta-se a uma inflamação grave no pé aos 14 anos, assim como ter depender de uma cadeira de rodas aos 20 e hoje sofrer com metade do corpo imobilizado, a visão reduzida a 20% ter sores insuportáveis - que lhe fazem passar noites em branco devido ás dores insuportáveis - e lhe tiram a alegria de viver."


"Marieke Vervoort, tem na sua posse um documento "libertador", assinado por si, que autoriza que um médico a aplicar-lhe uma injecção letal uando decidir acabar com a sua vida.
A Bélgica refira-se, é um dos países com as leis mais permissivas no que toca ao assunto Eutanásia (legal desde 2002).
Mesmo assim não foi fácil "validar o proceddo": teve de convencer 3 médicos sobre a sua decisão e provar que não padecia de uma situação em que a sua sanidade mental estaria afectada após tomar esta decisão."


"Vervoort só sorri quando treina e compete."


(Palavras da própria atleta): "O Rio de Janeiro é o meu último desejo. 
Espero acabar a minha carreira com um lugar no pódio."






"Consiga ou não, Marieke já conquistou um lugar na história do desporto. E no coração de todos."


in jornal"i", Agosto 2016







O VILÃO - "Licenciados Procuram-se" para serem explorados


"Os estágios são terreno onde se cometem todo o tipo de abusos. O Governo prepara novas regras para se evitar que as empresas se alimentem deste exército de estagiários, que ocupam postos de trabalho sem receber salário ou por muito pouco dinheiro.
É o lado negro de uma indústria que já custou 840 milhões ao Estado."


Existem determinados estágios em que pedem ao candidato que tenha experiência, carta de condução e viatura própria. Ou seja o colaborador tem de desempenhar a sua função profissional como seu carro, e por vezes os ganhos não compensam os gastos.


"Apenas 16% dos estagiários fica na empresa depois de terminar o estágio (...) destes apena 1/3 vai para o quadro, ou seja, assina um contrato sem termo."


"Há empresas viciadas nestes apoios: mal sai um estagiário entra outro."

"Não são só os estágios do IEFP, também os curriculares: obrigatórios para um estudante terminar a sua licenciatura, e que a lei permite que não sejam remunerados, são os exigidos pelas ordens proficcionais, que chegam a ter 18 meses de duração - também estes tantas vezes sem retribuição."


"Há empresas a cometer crime de extorsão: depois de pagarem aos estagiários obrigam-nos a devolverem-lhes - em dinheiro, para não deixar rasto - os 35% da bolsa que cabia á empresa pagar e até mesmo os 23,75% da Taxa Social Única."


"No estágio são colocados a fazer um trabalho com as mesmas responsabilidades do que qualquer outro trabalhador da empresa (...) a maior parte das denúncia são de estagiários a ocupar postos de trabalho permanentes, sem nenhum mentor que os ajude na formação."


"O estagiário não tem mecanismos de protecção, Se este falha, a empresa está protegida, pode despedi-lo e renovar com outro estagiário. Mas se a empresa falha o estagiário não pode fazer nada. Mesmo para os sindicatos os estagiários não sao trabalhadores."


"Por vezes são as próprias universidades - e as ordens profissionais - a "promover" estágios não remunerados, divulgando-os.
Depois há os estágios curriculares (entre 3 a 6 meses) e os obrigatórios exigidos por algumas ordens profissionais para o acesso á profissão:

Advocacia

  • Frequência de estágio profissional durante 18 meses, onde a remuneração fica ao critério de cada entidade
  • Os estagiários tem de se inscrever na ordem e pagar 1.500 euros;
  • A inscrição definitiva custa 300 euros;
  • Tem de subscrever um seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil;

Arquitectos
  • São 200 euros de inscrição;
  • Estágio obrigatório de 12 meses remunerado (nem todos o são);
  • Inscrição definitiva: 95 euros;

Economistas
  • Não exige estágio a quem conclui Mestrado;
  • Estágio de 12 Meses a quem conclui licenciatura e pós graduação;
  • Acesso á ordem como estagiário: 32,50 euros

Enfermagem
- Em 2008, quando terminei o curso de Enfermagem, tive de me deslocar a Coimbra de propósito (sou de Castelo Branco) para fazer a inscrição definitiva na ordem - fazendo o pagamento de 100 euros na hora - mais uma quota mensal de petencer á ordem de 7,5 euros.
Neste momento já deve ultrapassar á vontade a mensalidade de 10 euros, uma vez que aumentava 50 cêntimos todos os anos;





LÁ FORA

EUA


"O debate sobre os estágios não remunerados chegou á campanha para as presidenciais norte-americanas e a candidata Hillary Clinton seduziu muitos jovens aos manifestar-se contra esta prática.


Reino Unido

Os trabalhadores tem de receber pelo menos o equivalente ao salário mínimo, Uma boa parte das empresas limita-se apenas a pagar aos estagiários as despesas de alimentação e transportes.


França

É celebrado um contrato de aprendizagem com a empresa.
Os estagiários devem ter entre 16 e 25 anos.


Espanha

Cada Universidade tem o seu plano de estágios.
Muitas das universidades espanholas têm acordos com as empresas onde garantem a frequência dos estágios sem remuneração.







Miguel Cabrita, Secretário de Estado do Emprego


Confrontado com a situação, o Secretário de Estado responde:


"Os abusos são casos minoritários."

"Até agora temos 7 casos."




in revista "Visão", Outubro 2016

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Portugal e o turismo batem recordes vs. Alemanhã com um "Banco Mau"



O HERÓI - Portugal arrecada "37 Óscares" no Turismo


Continuo a perguntar-me com frequência porque é que muitas vezes o português, apelidado de "povo de brandos costumes e humilde" continua a preservar um capricho que é o de viajar lá para fora como se de um fim de vida se tratasse.

Perdoem-me os demais mas muitas vezes não entendo. Considero ser um desejo infundado quando, parte das pessoas que conheço e viajam lá para fora, ainda não conhecem parte importante do nosso país.

Para além de ao viajarmos dentro no nosso país nos trazer vantagens inúmeras vantagens: económicas claro, ao o não fazermos estamos a desperdição uma beleza natural incalculável e que é nossa.

É claro que eu também manifesto vontade de conhecer determonados locais europeus e mesmo sul americanos, por exemplo, mas como prioridade defino o meu país, pelas várias razões que já apresentei.

E esta notícia é mais uma prova de que o nosso país tem muito para ofercer (e a ganhar) com o turismo).

Se me permitem a expressão:
"Vá para fora, cá dentro."


"PRÉMIOS. Portugal ganha 37 Óscares no Turismo"
"O melhor destino de praia, de ilha ou melhor destino de cruzeiros da Europa estão em terras lusas.
Portugal foi a estrela na entrega dos prémios World Travel Awards.

(Alguns dos prémios)
- Melhor Boutique Hotel
- Melhor Resort Romântico
- Melhor Entidade de Turismo
- Melhor Destino Insular
- Melhor Hotel para Negócios
- Melhor Hotel Design
- Melhor Porto e Destino de Cruzeiros
- Melhor Resort de Praia
- Melhor Destino de Praia
Entre outros...


É caso para dozer, se me permitem a expressão:
"Vá para fora, cá dentro."






O VILÃO - Deutsche Bank, "Schlecht bank" ("Banco mau")


 Estivemos bastante tempo (até demais..) a ser alvo do apoio do FMI: durante esse tempo fomos alvos de juízos de valor em tudo, e tudo era mau, se tenho ideia acho que a única coisa boa que tinhamos era o futebol para nos dar alegrias - assim era visto o nosso país.

 Os bancos claro, estavam no centro das atenções pelos piores razões e era (quase) caso para dizer que "era um banco que ia ao ar por ano", de acordo com os casos polémicos que surgiram de gestões danosas, más práticas que envolviam os "nossos" bancos e ainda hoje não estão resolvidos esses problemas - nem era preciso nomeá-los: BES, BPN, CGD (este ano, o mais recente...) não havia banco que escapava - até o Montepio dava sinais de quebra assim como o BPI, bancos estáveis, tiveram de fazer mudanças - entretanto há bem pouco tempo o BPI - o banco exemplar no meio de todos - teve de ser comprado por espanhóis.

 Mas tudo isto para dizer, se havia povo de exemplo,eram os alemães sempre, o que era de estranhar um pouco - não há hegemonia, não há povo perfeito, já o tinham tentado mostrar durante 1943 e agora continuam a pensar que continuam lá em cima - até a verdade vir ao de cima.

 Alemanha, parece que agora é a tua vez, Volkswagen, Deutsch Bank...Deutsch Bank!!!!
Mas nós não eramos os piores em bancos? Hà quem esteja pior...

 Apresentamos o banco que passou de emblemático a problemático:


O Banco mais periogoso do Mundo
"Para o FMI, o Deutsche Bank é o pior banco do mundo, ou seja, aquele que, devido à sua dimensão e complexidade do balanço, pode perturbar seriamente o sistema financeiro global em caso de colapso.
É o chamado risco sistémico.



"Terá sido a primeira vez que Angela Merkel chorou em público - Barack Obama tinha-lhe pedido para ela se envolver no seu banco central, por mais que lhe custasse."


A Origem do Banco (e o "suicídio")
"Criado em 1870 para financiar o expansionismo da indústria alemã, o DB atinge uma cotação máxima histórica. onde Ackerman - o primeiro estrangeiro a dirigir a instituição é visto como um herói - o mesmo que nesta altura é acusado de pressionar os seus funcionários e inclusivé onde alguns cometem mesmo suicídio.


Parece uma anedota, mas não é:
"Quando perguntavam a Wolfang Schauble, confrontado com as dificuldades do DB, o Ministro das Finanças alemão respondia, "que estava mais preocupado com Portugal...""




revista "Visão", Outubro 2016

domingo, 2 de outubro de 2016

Esperança Média de Vida vs. Os Refugiados, Racismo, Politiquices




O HERÓI - A Esperança Média de Vida

Se é verdade que o seu humano sempre enfrentou várias adversidades e problemas de forma a garantir a sua sobrevivência também é verdade que tem criados condições e soluções para vencer essas adveridades - ao mesmo tempo um desses resultados é o aumento da esperança de vida (apesar das desiguladades mundiais).


(Artigo do jornal "Expresso" da presente semana)


"Os portugueses vive, até cada vez mais tarde e também têm meno filhos.
Na lista feita pela OMS (Organização Mundial para a Saúde) Portugal ocupa um honroso 21º lugar a nível mundial e o 15º na tabela europeia.
Espera-se que a média dos portugueses viva 81,1 anos (Mulheres 83,9 anos e os Homens 78,2 anos).
Esta é uma boa posição já que estamos a pouca distância dos paíse líderes  - Japão lidera nas mulheres com 86,8 anos e na Suiça os homens com uma média de 81,3 anos."



"O (aumento da esperança média de vida) é explicado pelos progressos registados na provisão de vários serviços públicos, com particular destaque para os serviços de saúde e de educação (...) e pelas políticas de egurança alimentar e evolução verificada em matéria de modelo de vida."

"A esperança média de vida aumentou e prevê-se que continue a aumentar."


"Um este resultado mostra que a riqueza e a produtividade não são suficientes para viver mais tempo."


"Pode dizer-se que Portugal é um caso raro.
Evoluiu de uma maneira extraordinária em 30 anos, apesar de não sermos um país rico e de a taxa de escolaridade não ser tão elevada como noutros países."


"Por outro lado, também há um reverso da moeda: o aumento da esperança média de vida associa-se a insustentabilidade da Segurança Social."


"E existe ainda o contraste: na África estão so países onde a esperança média de vida não ultrapassa os 60 anos enquanto na Europa é perfeitamente normal ultrapassar as 8 décadas de vida."







O VILÃO - Os Refugiados, Racismo, Politiquices


Eu gosto muito de utilizar esta expressão e ao mesmo tempo não gosto nada: União Europeia só de nome!!! (Quase sempre foi assim...)


Continuam a haver temas quentes na Europa quando se falam neles - que por mais que se falem os resultados são sempre os mesmos - os preconceitos e as acções falam por si.
Caso do tema Refugiados.


Hoje na Hungria (faz parte da União Europeia, na dúvida) decorreu uma votação acerca dos refugiados que continuam em busca de um local de paz para recomeçar uma vida digna e...o resultado nada digno foi menos de 50% da população a votar!!!


Já para não falar na nação exemplar da Europa (para mim é precisamente o oposto) - a Alemnha.
No que toca a raças jamais são exemplo a seguir - ou a não seguir neste caso. Sempre tentaram parecer um povo sensível e justo nas ideias e idealismos mas no que toca aos refugiados foram chumbados, assim como muitas outras nações.

A Sra Merkel à sua chegada começou por "pô-los à borda do prato" tentando estabelecer limites à sua chegada e permanência, regras, etc...fazer tudo para eles não entrassem no seu perfeito paisinho da treta, e esta foi sem dúvida a razão principal da sua perda de popularidade no seu partido e no pais.
Nos ultimos dias tem tentado voltar atrás porque precisa dos votos (as legislativas alemãs estão aí...) mas já vai tarde.


Outro não exemplo: a FIFA - organismo máximo do futebol mundial.
Há bem pouco tempo deu por encerrado os esforços especiais desenvolvidos para travar a luta contra o racismo dando a entender (estranha e escandalosamente...) que o racismo é uma "doença extinta" tal como o sarampo e rubéola recentemente em Portugal.
Não é, e está longe de o ser, vindo ao público o futebolista super médio e costa marfinense Yaya Touré que alegou que em toda a sua vida foi constantemente vítima de racismo pela razão de ser negro.


No fundo a questão dos refugiados foi transformada numa questão política quando na verdade não o deveria de o ser - estamos a falar de vida ou de morte de pessoas, de sobrevivência, de dignidade do ser humano - no fundo de coisas muito importantes para serem consideradas política.


A melhor altura para um refugiado chegar é mesmo quando país está perto das eleições. Até parece uma anedota.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Cuidado com o Carro! (Neutro)




Surge pela primeira vez aqui no blogue uma incógnita: o post que é NEUTRO!
É um artigo devidamente fundamentado por pessoas dentro do assunto que nos falam de algo que, de acordo com as vantagens e desvantagens registadas, nos deixam a pensar e claro, ainda não sabemos se estamos perante um herói ou um vilão.



NEUTRO - Automóveis com Piloto Automático


Se existem dados que nos validam que de realmente existem muitos sinistros e devemos apostar noutro tipo de veiculos com condução automática, não existe dúvidas:
"9 em cada 10 acidentes de automóvel resultaram de erro humano."


E é aqui que se começam a falar das máquinas:
"(...) parece claro que uma máquina comete menos erros do que um ser humano e qualquer erro cometido por uma máquina poderá ser corrigido em todas as máquinas, é lógico assumir que com carros autónomos haverá menos acidentes e como tal menos vítimas.!


No entanto, vem com desvantagens:
"(...) os carros sem condutor podem levar a que fiquem sem trabalho os milhões de pessoas cujo trabalho é conduzir."



TESLA
"Anunciou este m~es que vai criar uma nova geração de sensores que permitem ao carro produzir o ambiente á sua volta e com tal tornar ainda mais fácil a função de piloto automático.


Singapura
Foi criado um Táxi robot que se pode chamar através de uma App no telemóvel.


Uber e Volvo
Encontram-se em parceria para lançarem carros autónomos.


FORD
Anunciou que o seu primeiro carro automático deverá estar no mercado dentro de 4 anos.





O primeiro acidente com carros autónomos aconteceu este ano, em Maio, nos EUA e com a TESLA


Em maio deste ano, durante uma das viagens autónomas, o Tesla colidiu com um camião numa autoestrada de Florida e Josh tornou-se a primeira vítima mortal dos carros sem condutor.
O veiculo pesado virou á esquerda e o carro não acionou os travões.



Outra grande questão é: 
"Quando o acidente acontecer, de quem é a responsabilidade?"


in revista "E" do jornal Expresso, Setembro 2016

Portugal bom para Amar vs. a Monsanto comprada pela Bayer




O HERÓI - Portugal é o 5º melhor país para Amar


O inquérito internacional Expat Insider, na sua 3ª edição, pretendeu compreender quais os factores que determinam a decisão das pessoas em emigrar.

A conclusão deste ani foi que Portugal é um dos países mais acolhedores do mundo para os estrangeiros e onde os emigrantes vivem relações amorosas mais felizes ().

A maioria tem como parceiros pessoas de outras nacionalidades e 63% garante que vive uma relação estável.


boasnoticias.pt








O VILÃO - A compra da "polémica" Monsanto pela Bayer


"Agora a pior companhia da Europa (Bayer) absorveu a pior companhia da América (Monsanto). O lema da nova corporação devia ser "MATAR ABELHAS E BORBOLETAS OR DIVERSÃO E LUCRO."



"Já é referido como o maior negócio mundial do ano: a compra da Americana Monsanto pela Bayer por 59 mil milhões de euros (!)"




(Para quem não está a par, também só soube há bem pouco tempo o que era a Monsanto...)

MONSANTO

"Apelidado como o maior produtor mundial de organismos geneticamente modificados (OGM) ou trangénicos e fabricante do Roundup, baseado no controverso herbicida glifosato, tem estado envolvido nos últimos anos numa crescente polémica e em numerosas acções judiciais, devido ao impacto negativo dos seus produtos na saúde e no ambiente."


Panóplia de Sementes:
- 2.000 variedades de sementes geneticamente modificadas de milho, soja ou trigo da Monsanto ás sementes de leguminosas, arroz, vegetais e algodão da Bayer criará a maior empresa agroquímica mundial, que irá controlar 25% do mercado global combinado de sementes e pesticidas.


No activo:
- Por exemplo, em produtos vendidos nas 10 maiores cadeias de hipermercados portugueses - das 229 referências de óleos registados, 48 continham ingredientes trangénicos o que correspondia a 21% dos óleos.


Monopólio:
- Os OGM estão difundidos na agricultura dos EUA e do continente americano em geral (Brasil, Argentina);




"A compra da Monsanto pela Bayer foi apresentada como uma solução para alimentar a população mundial.
Mas as críticas são demolidoras: o objectivo é enriquecer à custa da saúde das populações e do ambiente."



Poder Local:
Por outro lado, pela dimensão da empresa e não só, também como o seu poder de "influência" nos centros de poder, tem implicações graves para os pequenos agricultores que ficam "sem condições para competir neste mercado cada vez mais monopolizado.

E depois claro é um bola de neve: quanto menos empresas estiverem em actividade mais é a sua capacidade de combinarem preços e maniularem os mercados locais.



Contraditório:
Um estudo feito pelo Ministério do Ambiente Alemão concluiu que 75% dos alemães eram contra a engenharia genética da plantas e animais.

E não é boa ideia comprar a Monsanto devido á sua má reputação o que tornará a Bayer mais vulnerável.

A Monsanto no ranking de 100 empresas mais influentes nos EUA encontra-se no fundo da cauda: 95ª posição (!)
(Ao lado de Halliburton, BP - envolvida no escândalo/tragédia em 2010 na plataforma de petróleo "Deepwater Horizon" atualmente com um filme nas salas de cinema que retrata o sucedido - Comcast, a Volkswagen e a Goldman Sachs.




"A Bayer e a Monsanto têm centenas de lobistas a quem pagam milhões de euros para influenciarem os centros de poder."



Esperança: 
Na Europa a legislação é restritiva quanto ao uso de sementes geneticamente modificadas, devido a problemas relacionados com a saúde pública e o ambiente.



"Estão totalmente empenhados a resolverem um dos maiores desafios da sociedade: como alimentar uma população mundial em rápido crescimento de uma maneira ambientalmente sustentavel."



Nota: o Planeta Terra tem actualmente 7,2 Biliões de pessoas.



in revista "E" do jornal Expresso, Setembro 216

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Emiliano Fittipaldi (livro "Avareza") vs. Itália mal/não restaurada


O HERÓI - Emiliano Fittipaldi, Jornalista e Repórter


Há homens que são os senhores, hoje apresento-vos mais um, tomem nota: Emiliano Fittipaldi.


Se há situação que me custa acompanhar são os inúmeros fiéis à religião católica que "andam" atrás da seita apenas para ganharem um lugar no céu ou para mostrarem que são boas pessoas mas, sobretudo o que mais impressão me faz é eles não saberem sobre a sujidade que vai no meio da religião e dos cardeais que fazem parte dela - é aqui que entra Emiliano Fittipaldi.


O jornalista e repórter italiano escreveu o livro "Avareza" que fala sobre os podres da religião católica, os luxos, e afirma por palavras dele: "O meu livro é uma mapa da corrupção do Vaticano. É um estado Rico. Mas todo o dinheiro recolhido fica para os cardeais, em vez de ir para os pobres."


Por motivo de ter escrito este livro, o jornalista teve de sair de Itália por razões de segurança e de "perseguição" e o aspecto mais estranho registado foi que, quando ele esperava ter o apoio do Papa Francisco - pessoa que já se tinha pronunciado sobre a luta e a limpeza que pretende fazer no Vaticano, algo que já tem alguns registos e tem criado polémica e revolta entre os cardeais italianos - reagiu ao lançamento do livro de forma uma pouco estranha, não vendo com bons olhos o seu lançamento, algo que surpreendeu Emiliano. 


A grande conclusão é mesmo essa: o dinheiro não vai para os pobres, pelo menos o do Vaticano.




É dos livros obrigatórios a comprar para quem quer mesmo conhecer o verdadeiro Vaticano.





O VILÃO - O Terramoto em Amatrice

Foi notícia há bem pouco tempo, "Um terramoto de 6,2 na escala de Richter ocorreu na localidade de Amatrice" e que segundo os entendidos alegam - "devia causar poucos ou nenhuns mortos."


PORQUÊ?!

Tinham sido disponibilizadas verbas há pouco tempo para restaurar parte da localidade e com intenção de a preparar para eventuais sismos, mas..."que obras fizeram afinal e para que serviram?"


"As autoridades falam de uma cadeia de erros, omissões e abusos que levaram que as obras programadas não fossem feitas, e que as verbas destinadas a recuperação e reconstrução se evaporassem sem destino conhecido."

Um dos sobreviventes alega mesma: "O dinheiro mal chega desaparece. Comem-no."


"E não só. Houve de tudo. Um funcionário municipal que se esqueceu de enviar a tempo a lista de candidaturas a obras de reforço subsidiadas - e já eram poucas. Uma lei desactualizada que deixava fora dos programas de investimento antisísmico as segundas habitações (70% do edificado de Amatrice)."

"Edifícios públicos que receberam financiamento para serem reforçados, alguns aparentemente foram, mas mal, e caíram na mesma, como a escola básica de Amatrice - onde não havia crianças por ser noite.
Um hospital inteiro caiu deixando a população sem assistência quando era mais necessária.
Uma ponte também recebeu verbas para ser intervencionada - e que ruiu parcialmente e ficou intransitável."


Pagar só para reconstruir
"Após o terramoto de 2009 em Aquila (a cerca de 50KM de Amatrice), recebeu 10 milhões de euros para um programa de reforço sísmico. Só gastou 3 milhões...
(...) Muitos subsídios atribuídos nem sequer foram pagos. E nos últimos 2 anos o programa parou por completo.


A análise do Primeiro Ministro
Matteo Renzi: "é ilusório pensar que podemos controlar tudo" e apontou que "estamos a falar de localidades da era medieval."

Um engenheiro, Armando Zambrano, contesta: "a edificação de estruturas adequadas é facilmente executável" e os "custos não seriam excessivos".
"Em todo o caso, os custos seriam sempre bem mais baixos do que os da reconstrução  - e claro, sem o custo humano."







in revista "Sábado", Setembro 2016

domingo, 4 de setembro de 2016

Cultura como incentivo vs. Sexo sem protecção




HERÓI - A CULTURA NA ITÁLIA


Foi uma medida que já tinha sido anunciada por Matteo Renzi, Primeiro Ministro italiano, em 2015 e que agora entra em vigor: os jovens italianos ou estrangeiros nascidos em 1998 com registo de residência em Itália desde essa altura, vão receber um crédito no valor de 500 euros, com validade até final de 2017, para gastarem em

"(...) museus, sítios arqueológicos, cinema, concertos, exposições, feiras e livros. Será possível também fazer compras pela Internet.
Excepto discos e subscrição de serviços de streaming."

Os beneficiados vão ser cerca de 600.000 jovens e para além de ser uma medida educacional no sentido de sensibilizar os jovens para a cultura, é ao mesmo tempo uma forma de premiar os jovens, por parte do governo, que atingem a maioridade (18 anos) uma vez que o valor fica disponível assim que os jovens prefazem esta idade.






VILÃO - O SEXO SEM PROTECÇÃO


O artigo de capa da revista Visão da semana que passou, é uma excelente notícia - foi descoberto uma medicamento que utilizado de forma preventiva (profilaxia) - evita a transmissão do vírus da SIDA mas, no reverso da moeda vai certamente também implicar uma menor responsabilização na utilização de métodos contraceptivos - do preservativo (que protege contra as DST's) - e por sua vez uma possível maior transmissão de outras doenças como a gonorreia e a sífilis.

Esta podia ser uma excelente notícia mas vai depender da consciencialização de cada um e da forma como vão olhar para este novo medicamento e utilizá-lo.



Ficam algumas considerações sobre o artigo da revista:


"A Europa aproveou no mês passado um medicamento que previne a transmissão do HIV.
30 anos depois de surgir, a doença mortal passou a crónica, que se pode evitar com um simples comprimido.


Por outro lado ganham terreno as infecções sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a sifilis.


Surge a PREP - Profilaxia Pré Exposição, medicação indicada para pessoas com elevado risco de contrair HIV. Em Portugal ainda não há acesso e o medicamento custa cerca de 400 euros mas é provável que baixe.


Para além de sitios como a discoteca Urban, onde acontecem muito as "paixões descontroladas" há também as bareback parties" em qu o lema é não usar o preservativo. 
As pessoas envolvidas são um tipo de público que vive no momento, á beira do abismo."



in revista "Visão", Agosto 2016

Alex Cuadros aka Brazilionários vs. Temperaturas Extermas




HERÓI - ALEX Cuadros escreve sobre os "BRAZILIONÁRIOS"


Enquanto estávamos focados nos problemas dos Jogos Olímpicos do RIO 2016 e se a senhora DILMA ficava ou não no senado havia outros problemas que deviam ser escritos sobre - e é aqui que surge o "herói" ALEX CUADROS - o autor que passou grande parte do seu tempo a estudar os "magnatas" brasileiros a quem os apelida "Brasilionários".


"Brasilionários (...) a quem decreta uma relação contraditória em relação ao dinheiro, apelidando mesmo de ezquizofrénica.
Acho que os brasileiros têm uma relação ezquizofrénica com o dinheiro. Há quem considere que todos os politícos são corruptos e que os empresários são os unicos que servem o pais."


O autor teve de ir viver para Nova Iorque por se revelar perigoso permanecer no Brasil após oo lançamento do livro.


O livro falar sobre os diversos casos dos milionários no Brasil, parte deles insólitos, como  Eike Baptista que soma uma fortuna num espaço curto de tempo (30 mil milhões!!!!) e no espaço ainda mais pequeno a estoira, entre Blairo Maggi - Rei da Soja, responsável pela deflorestação da Amazónia é hoje Ministro após ter sido presidente do comité ambiental do Senado.
E Jorge Paulo Lemann, do império Burger King.

Outra das razões que levaram a escrever o livro para além das razões óbvias como o que levam as pessoas a ficar ricas, o que as move, como pensam...foi também os luxos bizarros como forrar um quarto com asas de borboleta.


"Pode existir um elemento de cinismo, mas parece-me que os milionários em geral acreditam mesmo que os seus interesses coincidem com o interesse público."

"Eike Baptista era a personificação do capitalismo volátil e bolsista."


"Os rankings de riqueza no Brasil refletem o machismo e o racismo que existem no país (...) os negros normalmente ganham menos - por serem negros - existe o preconceito."



Um livro a ler sem dúvida.



reportagem na revista "Visão", Agosto 2016





VILÃO - O CALOR

Não se mostrem já desiludidos: não, este não ser um reporte corriqueiro daquilo que já todos nós sabemos - está calor, sim - mas o que talvez não sabemos são as consequências que estão a ocorrer devido às altas temperaturas.


Ficam algumas considerações preocupantes, pelo artigo da revista Visão:


"Julho: o mais quente - desde sempre: nuca tinha havido um mês tão quente!

Temperatura média em Portugal a 7 e 8 de Agosto de 2016: 38º !!!!

O mundo está há 15 meses em sucessivos recordes de temperaturas. 2015 deve ser considerado sem dúvida o ano mais quente de sempre!


Antraz: o descongelamento do permafrost (solos permanentemente gelados) no norte da Rússia, expôs uma carcaça de rena e libertou a bactéria de antraz. Morreu uma criança.




in revista "Visão", Agosto 2016










Os Telemóveis (reciclagem) vs. Telemóveis (nos contratos)




HERÓI - OS TELEMÓVEIS (Reciclagem)


Um aplauso para os Jogos Olímpicos de Tóquio e ainda nem começaram: o evento vai ter as habituais medalhas olímpicas (claro) que vão ser feitas com materias de milhões de smartphones que se encontram em depósito para reciclagem!



"Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, foram necessários cerca de 9.6kg de ouro, 1210kg de prata e cerca de 700kg de bronze para produzirem as medalhas dos atletas."


"(...) os japoneses, recordistas da reciclagem, recuperaram em 2014 cerca de 143 kg de ouro, 1566  kg de prata e 1112 toneladas de bronze, tudo isto retirado de dispositivos electrónicos nesse ano."




Só para terem uma ideia...







VILÃO - OS TELEMÓVEIS (Contratos)


Desde que saiu a nova legislação que obriga os operadores nacionais de Telecomuicações a celebrar contratos de Televisão, Internet, Telefone Fixo e até Telemóveis com fidelizações mais reduzidas (12 Meses, 6 Meses ou até sem Fidelização) já tiveram oportunidade de analisar a "Oferta"?



Fica as considerações publicadas esta semana no jornal o "i":



"Os clientes são obrigados a pagar 350 euros na Meo e na NOS para não terem fidelização.
Na Vodafone obriga ao pagamento de 120 euros.

Nova Lei define aos operadores para criarem uma ficha de informação simplificada em todos os contratos.

Um estudo divulgado em 2015 revela que Portugal tem das comunicações mais caras na Europa (mais 20% caro em relação a preços na Europa).
As operadoras portuguesas justificam que os serviços também tem mais qualidade que na Europa

Nova Lei proibe operadoras de renovar automaticamente os serviços subscritos com pequenas alterações ou descontos.

O sector das Telecomunicações é o que continua a apresentar mais queixas.
A NOS tem a pior taxa de resolução no sector: das 886 reclamações recebidas, só respondeu a 6% e resolveu 3%.

A MEO é a "mais solicitada": com 1275 reclamações e com uma taxa de resposta de 93%, só conseguiu resolver 53%."



Podem tirar as vossas próprias conclusões mas sinceramente na minha opinião não é nada que não tivesse à espera.

domingo, 14 de agosto de 2016

"Felicidade Autêntica" vs. "Incêncios Miméticos"


HERÓI - A FELICIDADE AUTÊNTICA


Há um par de ideias que é importante desmistificar já: o que a mim me faz pode não o que faz feliz o próximo (apesar de haver coisas que nos fazem feliz em comum*) e o problema da felicidade é que muitas vezes nos guiamos pelo "mapa errado" (e depois precisamos do livros de auto ajuda).

E para percebermos isso vamos contar com a ajuda do Psicólogo (que não era para ser psicólogo) Daniel Gilbert.


No fundo, ser FELIZ é fácil.


O no fundo o que é importante reter é que às temos de tomar decisões que parecem erradas mas que no final se revelam acertadas.


Dou-vos 4 exemplos:

Moorese Bickham
Cidadão Negro de Luisiana, EUA, 1958, viu 2 polícias ligados ao Ku Klux Klan atingiram-no com um abala no estômago. Em legítima defesa, Bickham acabou por matar os 2 agentes, sendocondenado até à morte.
Passou mais de 37 anos na prisão, dos quais 14 no corredor da Morte, acham que se arrependeu?
NÃO!



Ronald Wayne
Fazia parte da equipa em que estava Steve Jobs e Steve Wozniak na criação da empresa que todos conhecemos, a Apple. Temendo o seu fracasso vendeu as suas acções por 800 dólares, o que hoje valeriam 62 Biliões de dólares. Arrepende-se? Nunca!



Anthony Weiner
Um político que vivia no auge da sua carreira política, preparando-se para chegar à presidência da dos EUA, viu o poder fugir-lhe entre os dedos. Tudo devido a mulheres.
Obrigado a renunciar á carreira política hoje afirma ser um homem melhor devido a todos estes contratempos.



Pete Best
O primeiro baterista dos Beatles deixou a banda em 1962, pouco antes de se tornar um fenómeno mundial, afirmando que foi a melhor decisão da sua vida.



O nosso cérebro transmite-nos informações erradas sobre o sermos felizes ou não.



*"As quatro atividades que geram mais Felicidade são: o Sexo, fazer Exercício, ouvir Música e Conversar. Desta a mais poderosa é o Sexo."



E já agora se me permitem antecipar, já que devem estar a pensar em...dinheiro - é um equívoco!
É verdade que não há nenhum estudo que diga que o dinheiro não traga felicidade, ele traz.
A questão é que entre ganhar 60.000 euros e 60 Biliões...se ganharmos a primeira quantia já não nos aquece nem arrefece se ganharmos a segunda! (mais uma vez, não vale a pena andar atrás do dinheiro)


O facto curioso é que Gilbert afirma que dificilmente a fórmula: Filhos, Casamento e Dinheiro funciona como a receita para se ser feliz porque na realidade existe uma muito complexa relação entre eles e a felicidade.





VILÃO - OS INCÊNDIOS FLORESTAIS

A cada Verão que se avizinha temos todos a mesma preocupação e não é o calor: são os incêndios florestais.

Mas o problema é complexo e a questão não é só o "tratamento" das zonas onde existe enorme área florestal, onde tem havido uma crescente preocupação mas ainda longe do que seria ideal.
Está relacionado com vários aspectos.


Primeiro, "preparar" o terreno, garantir a limpeza das áreas florestais e preparar os "caminhos" para se conseguir chegar a toda a área. Já houve fogos este ano em que teve de ser interrompido o combate pelo motivo de caminho inacessível.

Segundo, a vigilância das áreas pode ser um aspecto importante e aí entre a protecção civil em acção.

Depois temos um problema social (e psicológico): as pessoas normalmente que cometem este tipo de delitos são casos reincidentes - já o fizeram mais vezes - e são os "casos sociais": ou vivem sozinhos, ou têm problemas com álcool ou droga, ou não trabalham, ou cresceram sem a família mãe ou vivem com a família adoptiva mas não se dão, etc...

Pior também é a justiça - não há medidas que sejam tomadas que evitem que estas pessoas voltem a cometer tais atrocidades e este tipo de crime não é punido de forma eficaz.
Em alguns casos custa a acreditar mas até os soltam após terem sido detidos.
Não é considerado um crime mais que suficiente?

E depois, já diziam os brasileiros...é um negócio - há quem refira que alguém está a ganhar dinheiro com os fogos, ou que seja pelos aviões, ou pela madeira ou lá o que é....a verdade é que "não se devia estar a brincar com o fogo" por quais razões que sejam...

Há pessoas a ficar sem casas, sem nada...e locais a ficar sem floresta, um bem mais que essencial.